Agora tenho férias!!! Feliz natal!!!
Ahora en vacaciones!!! Feliz Navidad!!!
I'm on vacation!!! Merry Christams!!!
Ich habe Ferien!!! Frohe Weinachten!!!
sábado, 18 de dezembro de 2010
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
São Paulo
Amanhã, às 10:50 da manhã deixarei São Paulo. Dois anos indo e vindo para cá e agora acabou. Mas resolvi escrever sobre minhas impressãos sobre a maior metrópole brasileira.
Primeiro as coisas ruins. O trânsito aqui é um inferno. Existem ruas que deve ter congestionamento até de madrugada! O estado de conservação das ruas também não é dos melhores. Isso somado a motoristas de ônibus sem noção, fazem da 'viagem' de busão uma aventura comparável às melhores montanhas-russas do mundo!
Mas deixando isso de lado, tenho que dizer que aqui existem muitas opções para se fazer e lugares para ir! Vida cultural aqui é intensa, shows o tempo todo, todas as cenas imagináveis existem por aqui! Outra coisa muito boa por aqui são os restaurantes! Em qualidade e variedade! Nesses dois anos, comi em restaurantes indianos, escandinávos, espanhóis, italianos, mexicanos. Tudo muito bom e saboroso!
Lugares que eu gostei muito de ir (além dos restaurantes que não lembro os nomes) foram: MASP, USP, Museu do Ipiranga, Bienal da Arte, Avenida Paulista, Festival Internacional de Cinema e Galeira do Rock.
Lugares que eu não gostei de ir: Hopi-Hari, Zoológico de São Paulo.
Gostaria de dizer que São Paulo não é violenta como sempre pensei que fosse. Ela é 'feia', com pixações em todos os lugares, rios fedidos e etc. Mas não passei por nenhuma situação perigosa e as histórias que ouvi não diferem muito das ouvidas de pessoas de outras cidades.
São Paulo tem muita coisa a oferecer, posso dizer que gosto dela. O único problema é que se você quer aproveitar tudo o que ela oferece, é necessário ganhar uns R$ 100.000,00 por mês. E você não pode se estressar com trânsito, porque é um inferno isso!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Educação daqui pra frente
Abaixo eu listo as metas de educação estipuladas pelo governo Lula para o ano 2021.
| Anos iniciais do EF | Anos finais do EF | Ensino Médio | |
|---|---|---|---|
| Escola Pública | 5,8 | 5,2 | 4,9 |
| Escola Privada | 7,5 | 7,3 | 7,0 |
O que eu gostaria de mostrar com essa tabela é que em TODOS os períodos de ensino existe uma discrepância enorme entre escola pública e escola privada! Isso significa que você papai e mamãe que tem filho entrando em idade escolar, se vocês quiserem que seu filho tenha educação de qualidade vai ter que meter a mão no bolso e pagar uma escola particular!
Mas esses números também mostram que aquela criança que entrar na primeira série do EF num colégio público vai receber uma educação inferior à criança que entrar numa escola privada. O que é pior, o filho do pobre não vai ter condições em 2021 (ano que ele terminar sua educação básica) de competir num vestibular com o filho do rico.
Para mim isso é uma grande contradição em o que foi dito na campanha da candidata do governo, quando essa afirmava que o PT governava para os pobres. Mas se isso fosse assim, por que essa tamanha desigualdade entre escola pública e privada? Por que não permitir que o filho do pobre obtenha uma formação boa? Ou será que o PT pensa que para ser operário, faxineiro ou carpinteiro não se precisa de educação? Ou pior, será que esse governo pensa que já de pequeno pode-se definir o destino da criança? Afinal, existem aqueles que devem possuir os meios de produção e aqueles que devem vender sua mão-de-obra para eles. Karl Marx deve estar dando pulos de alegria dentro do seu túmulo!
P.S.: Esses dados eu peguei do site oficial do governo. Pode ir lá ver, é só clicar em pesquisar e verás resultados mais detalhados.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Revolução do Bem
Uma vez postei no twitter minha vontade na existência de uma revolução das pessoas de bem. Essa ideia não é originalmente minha, peguei-a do meu ex-professor de composição. Mas o desenvolvimento é meu, embora ele seja um apanhado de ideias de outras pessoas e fatos históricos também.
O Tobias uma vez me falou a frase "seja a revolução que você quer que aconteça" e acho que esse seria um ótimo lema para a revolução que gostaria de ver. Não é uma revoluçã daquelas em que pessoas vão as ruas, pegam em armas e dividem o mundo em dois grupos: os revolucionários e os contra-revolucionários. E depois disso cria-se uma luta entre esses dois grupos até a morte. Mas a revolução que inicia no indivíduo e é o resultado da união dessas individualidades.
Por exemplo, você está descontente com a corrupção no Brasil? Então não seja corrupto! Devolva o troco que te foi dado por engano, não compre pirataria (essa no Brasil eu sei que é muito difícil de se fazer), não vote em quem você sabe que é corrupto só porque ele passou anti-pó na tua rua.
Eu poderia nomear alguns exemplos, mas acredito que a ideia central já foi explicada. Sei também que já existem várias pessoas que pensam assim, legal seria se todas essas estivessem coordenadas de alguma forma. Para encerrar acredito ser importante ressaltar dois pontos:
1. Essa revoluão não é de pessoas ingênuas. Eu sei que pirataria e corrupção são difíceis de combater. A solução não é simples nem para esses nem para outros problemas. Mas o principal é a atitude da pessoa em relação às coisas.
2. Acredito que a única proibição aqui ser a hipocrisia. Não é vergonha assumir dificuldade com relação a alguma coisa, mas é uma vergonha dizer uma e viver outra. Acho que essa seria a única coisa que causaria uma "expulsão" do revolucionário.
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Aparência x Essência
Durante esses anos todos que estudei, cheguei à conclusão que podemos dividir os estudantes em dois grupos. Em grupo estão aqueles que se preocupam apenas com o resultado, se passaram de ano ou não. Para essas pessoas o resultado é a coisa mais importante, quase um fim em si mesmo. No segundo grupo estão aqueles para quem o resultado não é o mais importante. E o que e mais interessante, esses comportamentos adotados na escola se refletem na postura dessas pessoas na idade adulta.
Para o primeiro grupo de estudantes os fins justificam os meios. Isso quer dizer que para eles tanto faz se a nota é conseguida comprando um trabalho, colando na prova ou estudando até tarde da noite. Porque para eles o que importa é poder dizer aos outros o quão bons eles são. Aquilo o que eles realmente são e sabem nunca vem ao caso, porque o importante é o que os outros pensam deles. Então eles passam a vida toda se preocupando em construir cascas e máscaras ao seu redor e nisso eles gastam sua energia diariamente.
Já no outro grupo os resultados são importante, mas não justificam os meios. Para eles, mais importante que o resultado é aquiloe que elas realmente são e sabem. Não importa se se é o melhor ou o pior do mundo, o que importa é ser o melhor que se pode ser. Mais importante que se vangloriar ante seus colegas, importa ser verdadeiro consigo mesmo.
Sendo bem sincero consigo mesmo, em qual grupo você se encaixa? Ultimamente você tem gasto tuas energias com o que? Em construir uma aparência para ser aquilo que te dizem para ser ou está preocupado em ser? Você tem coragem de ser aquilo que você é ou se esconde atrás de máscaras. Antes de responder, saiba que a verdade sempre aparece mais cedo ou mais tarde.
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Ouça os sambistas
Durante tua infância, você recebeu diversas influências sobre diversas coisas. Uma das principais foi sobre os critérios para avaliar quando uma pessoa é bem sucedida e quando não. Seja lá com quem você teve contato antes dos teus 10 anos (pais, parentes, amigos, vizinhos, etc.), essa pessoa te passou parte dos seus valores para você. Provavelmente, essa pessoa admirava alguém e deixava a entender o porquê da admiração. E mesmo que você se considere uma pessoa não influenciável, saiba que você foi influenciado por essa pessoa.
Na sua infância você provavelmente sonhou em ser alguma coisa, seja jogador de futebol, modelo, cantor, patinador de gelo, sei lá. Assim como você sonhou que na tua vida adulta você moraria numa casa tal, casaria com uma pessoa assim ou não casaria, teria um carro e etc. E esse sonho você teve muito por causa da influência que falei no parágrafo anterior.
Quando se chega a idade adulta alguns sonhos infantis deixaram de existir. Você não se tornou jogador de futebol ou patinadora no gelo e isso não te incomoda. Mas existem uma série de valores que ainda estão dentro de você. Alguns são resquícios da infância, outros você adquiriu na adolescência e alguns vieram até você na idade adulta. Mas o que eu quero enfatizar é que muitos não vieram de dentro de você, mas te foram passados (TV, Internet, pessoas, etc.).
Esses valores todos fazem você ser o que você é, são eles que fazem você tomar as atitudes que você toma, escolher os caminhos que você escolhe. Mas eles também servem de parâmetro para você se sentir contente ou triste consigo mesmo. É baseado nessas coisas todas, nessas influências que te foram passadas que você se julga e se sente satisfeito ou não com tua vida.
Mas o problema está que muitas vezes não somos felizes porque não atendemos a essas expectativas. Analisamos nossa vida, nos preocupamos com ela. Queremos ser e ter de acordo com essas influências todas. No entanto, esquecemos de ouvir os sambistas. Esses apenas viviam e sorriam. Nada de se julgar, de se condenar ou de se vangloriar. Simplesmente viver.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Quando cristãos incomodam
Durante o império romano houve grandes perseguições aos cristãos. Essas eram promovidas pelo império na tentativa de inibir os adeptos desse nova religião.Durante muitos anos me disseram que isso acontecia porque o imperador era uma pessoa muito mesquinha e queria que todos reconhecessem que só ele era Deus. O que é, no mínimo, um equívoco histórico
Romanos não se importavam com a religião alheia. Apesar de alguns rituais, os romanos não eram tão metafísicos ao ponto de perseguir alguém simplesmente por causa de uma religião. Prova disso é que a mitologia romana é repleta de elementos de diversas religiões, desde os etrusco, aos celtas e persas. Outra prova é que muitas das grandes obras literárias que vieram até nós referem-se à política, guerra e outras coisas ligadas ao mundo aqui de baixo. Romanos eram materialistas, a metafísica pouco ou nada importava para eles.
Mas alguém deve estar se perguntando: Mas então, por quê os cristãos eram perseguidos? Do ponto de vista romano, eles eram perseguidos por motivos políticos. Afinal, um grupo cada vez maior de pessoas dentro do império estão falando que não devem obediência total ao imperador! Eles até pagam seus impostos, mas sempre que surge uma questão entre o imperador ou seu deus, eles optam pelo segundo! Imagine o que isso não pode trazer de problemas para o imperador! Foi por não participar de esquemas que entravam em choque com a sua fé que os cristãos desobedeciam ao imperador. E isso sim incomodava! Isso trazia problemas para a governabilidade do imperador. Não era o que eles falavam que atrapalhava, mas principalmente o que eles FAZIAM! O cristão reconhecia o imperador como autoridade, mas não tinha medo de ir contra ela se Jesus tivesse ensinado algo diferente. Não importa se isso custasse sua vida.
Como anda você hoje em dia? A grande autoridade hoje, equivalente ao imperador romano, é o dinheiro, como você está em relação a ele? Você está se ajoelhando a sua frente, participando de o quer que seja para ter uma vida segura? O que você faz quando te oferecem uma grana para negar teus princípios? Você prefere negar teus princípios e pegar uma "Gatonet"? Você já vendeu teus princípios por R$ 10,00 de troco errado que o caixa te deu? Se você se diz cristão e vive desse jeito, diria que você é igual aos fariseus dos tempos de Cristo. Lembre-se, eles eram tolerados pelos romanos porque os obedeciam antes que a Deus. Como está você em relação aos teus princípios?
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
Se eu fosse um bilionário...
A Fifa surpreendeu hoje e anunciou o Qatar como país sede para a Copa do Mundo de Futebol de 2022.Dois aspecto me chamaram a atenção. O primeiro é que os estádios terão um tecnologia que diminui em até 20º C a temperatura no estádio e a segunda é que os estádios, após a Copa, serão desmontados e montados em outros lugares! Aí pensei, ah se eu fosse um bilionário...
Eu compraria um desses estádios e 'levaria pra casa'. Já imaginou que beleza? Pessoal, que dia vocês querem marcar o futebol? Tenho um estádio inteiro pra isso! Gramado de Copa do Mundo! E depois do futebol, ninguém precisa ir embora! Vamos para a praça de alimentação que existe no estádio e podemos escolher entre churrasco, comida chinesa, japonesa e qualquer outra que vocês quiserem! É só pedir! E se você não tem chuteira, dá nada... é só dar uma passadinha na loja da Adidas ou da Nike e pegar uma lá. Podemos até jogar com as camisas das seleções, só pra dar clima de Copa da Mundo.
Mas alguém vai pensar "e as meninas?". Não se preocupem minhas caras leitoras. Enquanto nós homens estivermos jogando bola, vocês podem passear pelo shopping que tem dentro do estádio! Aí depois nos encontramos em algum lugar. E de banho tomada! Porque tem vestiário super luxuoso.
A parte 'triste' seria que eu teria que deixar Blumenau. Isso porque eu de brinde vou compraria o Coritiba, aí ele vai mandar seus jogos nesse estádio.
Ah se eu fosse bilionário... não precisaria acordar cedo amanhã e pegar ônibus... se bem que não tenho do que reclamar da minha vida hoje.
Assinar:
Comentários (Atom)