quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mais uma vez Linux

Faz umas duas ou três semanas que instalei um sistema operacional Linux no meu note. E vou fazer uma comparação entre Windows e Linux. Antes de começar, gostaria de escrever que instalei a distribuição openSuse 11.3, então onde eu falar de openSuse, falo de Linux.


Windows: Quando quero fazer algo multi-mídia (vídeos e música) ainda dependo do Windows. Jogos também só rodo no Windows. Pelo que percebo agora, o Windows é muito bom para entretenimento (jogos, fotos, vídeos). Mas para programar não me parece tão bom. Existe o VisualStudio, mas ele só serve para fazer programas para Windows, o que para desenvolvimento é um grande impecílio. Outro ponto positivo para o Windows é que ele é mais fácil de mexer para quem não tem o perfil de nerd.


openSuse: Veio com um programa para substituir o Messenger. Utilizo-o, mas é fraco. Não tem nem como administrar meus contatos. Mas ouvi dizer que existe programa bom para Linux, mas não quis procurar ainda. O que eu gosto muito é que o Linux é muito mais rápido. Não cronometrei o tempo para ele se ligar, mas é notável que ele se liga muito mais rápido. Para programar ele é muito bom porque é rápido. A placa de som ainda não está totalmente configurada, na verdade nem achei o driver pra ela. Mas isso tem me motivado. Minha intenção agora é programar um drive para o openSuse. Como posso mexer no código-fonte do Linux, essa ideia não é tão absurda.


Mas o Linux não é a solução para os problemas do mundo, embora eu hoje prefiro ele ao Windows. Mas eu sou nerd, então essa opinião é de se esperar. Meu próximo passo seria comprar um Mac, mas esses são caros. Quem sabe ano que vem...

Um comentário:

  1. Não vejo pq comprar um Mac. Vc perde a vantagem de entretenimento do Windows pq o Mac não é compatível com nada que não seja da Apple (nada mais funciona nele, nada de jogos, nada de usar a maioria de programas do mundo e nada de conectar com periféricos, a Apple não inclui nem saída HDMI nos pcs dela). E se a tua idéia é liberdade pra mexer nas configurações (hum!!!) isso nem precisa comentar pq a Apple trava tudo.

    E o melhor de tudo, VC PAGA MAIS PRA TER BEEEEEEM MENOS!!!

    ResponderExcluir