quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Minha opinião agora...

Falei sobre o que Adorno pensava sobre a regressão da audição e agora vou falar minha opinião. Eu acredito que esse negócio de coisificação e alienação realmente ocorre. Basta ver a última eleição ou ver como as pessoas se prendem ao emprego, bens ou outras coisas mais oferecidas pelo capitalismo. Para explicar melhor vou comparar a música ao McDonald's.
Acredito que todos saibam que comer no McDonald's não é exatamente a opção mais saudável. No entanto, um Big Tasty é tão bom! (Momento Homer Simpson "Big Tasty Aaaaaahhhhh"). Mas o mais interessante é que aqui no Brasil McDonald's é caro, não é saudável mas o povo (inclusive eu) compra. E muitas vezes fazer tua própria comida em casa do jeito que você gosta é uma ideia ridícula.
Observando a música acontece a mesma coisa! Um show do Paul McCartney custa até R$ 700,00!!! E a música dele não é diferente ou muito complexa. Mas as músicas dele são legais e eu também iria ao show não fosse o preço e o fato de eu não receber tão bem assim. Porém, se observarmos quantas pessoas de fato pensam ou fazem música em casa ou quantas pessoas fazem música do seu jeito, a coisa muda.
Não concordo com Adorno quando ele "demoniza" a música pop (aqui incluo rock, pop, reggae, dance, sertanejo universitário e etc). Mas concordo com ele que na música da época dele (e na nossa muito mais) o caráter subversivo, de fazer algo diferente, algo novo, se perdeu. Sempre achei triste quando alguém recusava ouvir uma peça atonal ou que fosse feita com ruídos sem nem ouví-la até o final. Não porque essa pessoa gostava de outro estilo de música, mas porque isso mostra que ela não quer ver além do seu mundinho. Nesse ponto, tenho que dar razão a Adorno.

3 comentários:

  1. 1. concordo com você: alargar o horizonte é a melhor opção!
    2. quanto ao McDonald's, tento não ir mais (com sucesso, acho que já faz mais de um ano que não vou mais), sempre prefiro o x-montanha na esquina do antigo CEFET, mais barato, mais saboroso, mais saudável e o principal tem mais "flair"...
    3. vc me perguntou e eu não respondi, mas aí vai: aprovo a nova "cara" do teu blog, e estou ancioso pra ver como ele vai ficar assim que vc conseguir deixar ele do jeito que vc está imaginando (ou seja, ainda melhor do que agora)!

    ResponderExcluir
  2. ERRATA: acabo de me lembrar que quando estive no Canadá, eu comi no Mc. Mas no Brasil, eu já não devo ter comido lá uns dois anos ou mais!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog carinha!
    Só agora vi, mas gostei vou ler mais seus textos!

    Abço

    Rafael Chies

    ResponderExcluir